terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

MayDay!! MayDay!!

“O precariado rebela-se!”. Com este grito se juntaram centenas de pessoas no último 1º Maio para dizer que estão fartas da vida na corda bamba, da intermitência, do recibo verde, de ser chamado “ilegal” por ser explorad@ num país diferente daquele em que se nasceu, da incerteza e da chantagem no trabalho e na vida de todos os dias. Gente que está farta da precariedade. E que não acredita que ela seja a única alternativa e, por isso, vai fazendo o contrário daquilo que está escrito no guião dos senhores do mundo: grita, pensa, esperneia, reflecte, junta gente e responde com a energia e a imaginação d@s explorad@s. Fintar o cinzentismo dos dias que nos impingem fez-nos desfilar na primeira parada precária por estas paragens. Porque valeu a pena e porque há mais gente para a fazer, o MayDay Lisboa está de volta.

E o MayDay Lisboa 2008 já está aí!

A campanha “Certificação de Precariedade”, para marcar as empresas que lucram com as nossas vidas, arrancou e será para continuar.

As Assembleias MayDay, onde nos juntamos para preparar actividades e o dia da parada, já começaram e juntam cada vez mais gente.

No MayDay Lisboa cabe toda a gente que não aceita uma vida precária. O Mayday é o 1º de Maio d@s Precári@s, um desfile internacional de trabalhadores a recibo verde e sem direitos, desempregados, bolseiros, estagiários, imigrantes, intermitentes do espectáculo, estudantes-trabalhadores…tod@s @s que têm vidas a prazo e mesmo assim fazem pela vida, lutam e cantam e gritam.

Já não dá para ficar calad@!

Tiago Gillot


0 comentários: